Colunas Egípcias
Colunas são elementos arquitetônicos utilizados para receberem cargas verticais de uma obra, e transmitir essas cargas às fundações. Mesmo possuindo a mesma função de um pilar, as colunas são, geralmente, mais quadradas e robustas. Costuma, também, ser caracterizada por uma estrutura esbelta feita em prumo e possui um significado histórico, decorativo e simbólico. Os materiais utilizados para as construções destas são variados, podendo ser de pedra, alvenaria, metal, tijolo e madeira. As colunas são elementos muito variados e são utilizados desde a antiguidade. Duas civilizações antigas foram muito adeptas à esses elementos arquitetônicos: grega e egípcia. A seguir será abordado sobre as colunas confeccionadas pela civilização egípcia.
Coluna Campaniforme: Esta coluna distingue-se pelo capitel (une o elemento vertical (fuste) ao horizontal (arquitrave)) em forma de campânula, representando a flor de lótus. Esta é a mais decorativa e a mais luxuosa coluna egípcia.
Figura 1: Imagem mostra um exemplo de coluna Campaniforme
Coluna Palmiforme: Esta coluna possui como característica principal as feições da palmeira branca, além disso, possui o “palm” em seu nome.
.
Figura 1: Imagem mostra um exemplo de coluna Palmiforme
Coluna Fasciculada: Esta é composta de diversos fustes (parte central do capitel) justapostos ou separados.
Figura 2: Imagem mostra um exemplo de coluna Fasciculada.
Coluna com o Capitel Estriado: Característica principal são as estrias verticais.
Figura 3: Imagem mostra um exemplo de coluna com o capitel estriado
Coluna com capitel Papiriforme Fechado: Inspiradas nas flores de papiro, é igualmente fasciculado, desta vez em arestas vivas.
Figura 4: Imagem mostra um exemplo de coluna Palmiforme fechado utilizado em rituais Maçônicos.
Coluna com capitel Papiriforme Aberto: também é inspirado nas flores de papiro, com a diferença de ser aberta.
Figura 5: Imagem mostra um exemplo de coluna Palmiforme Aberto.
Coluna com