Coloração de gram - relatório
A observação de microrganismos oferece certa dificuldade, não só por seu tamanho reduzido, mas também porque estes são transparentes e praticamente incolores. Para estudar sua morfologia e outras propriedades e diferenciar bactérias em grupos específicos, recorre-se, geralmente, ao método da coloração. A coloração de Gram é um método de coloração de bactérias criado por Hans Christian Joachim Gram. Ele percebeu que algumas bactérias, após serem tratadas com diferentes corantes, adquiriam cores diferenciadas. O método da coloração diferencial de Gram consiste em diferenciar bactérias Gram-positivas e Gram-negativas. O princípio da técnica está baseado na diferença de composição da parede de diferentes bactérias e na capacidade que elas apresentam de reter os corantes utilizados. É o método de diferenciação de bactérias mais utilizado em laboratórios de Microbiologia, e deve ser utilizado em bactérias em fase de crescimento. Com a coloração de Gram, podemos ver claramente a diferença entre os dois tipos de bactérias já citados. Essa diferenciação acontece porque a parede celular das bactérias Gram-positivas tem a capacidade de absorver o cristal violeta, corante utilizado no processo, enquanto a parede celular das bactérias Gram-negativas não o faz. A coloração de Gram é muito importante na medicina para determinar o tipo de antibiótico que deve ser utilizado em diferentes infecções.
2. OBJETIVOS
2.1. Objetivo geral Esta prática tem como objetivo diferenciar bactérias de acordo com sua morfologia e arranjo e classificá-las em Gram-positivas ou Gram-negativas de acordo com sua parede celular.
2.2. Objetivos específicos * Conhecer, treinar e aprender a técnica do esfregaço e da coloração de Gram e desenvolver a capacidade de realização das mesmas; * Diferenciar as bactérias de acordo com a cor obtida após o processo; * Identificar a composição química de sua parede celular; * Identificar sua morfologia e arranjo