coloradd
A ANE criada em Maio de 1990, tem como principal objectivo apoiar o desenvolvimento pleno da Mulher, na sua condição de Empresária/Gestora, promovendo a sua participação no debate dos grandes temas económicos e sociais, fomentando novas iniciativas empresariais femininas.
Durante a sua existência, estabeleceu-se uma estratégia de actuação, assente na Formação-Informação-Cooperação, sendo através desta filosofia que resulta o crescimento da ANE.
A igualdade de gênero é a equivalência social entre os vários gêneros. Enquanto o conceito pode referir-se às diferenças sociais entre homens e mulheres, estende-se a todo o espectro da identidade de gênero. O gênero Tem por base representações (crenças, ideias, valores) em torno do sexo biológico. Ou seja, é o modo como as sociedades entendem as pessoas do sexo masculino e as pessoas do sexo feminino. É, assim, a consequência do sexo numa organização social.
Falar da partilha de tarefas não pode ser exclusivamente uma questão de moda ou do politicamente correto: esta É uma questão social e política que deve persistir até que a igualdade na repartição de tarefas seja real e a conciliação na vida familiar ou/e profissional Possível quer para os homens, quer para as mulheres. Podemos referir discriminações do género:
Discriminação directa – Normas ou práticas que directamente produzem um tratamento desigual e desfavorável a uma pessoa em função do sexo.
Discriminação indirecta – Medida ou prática aparentemente neutra, que prejudica de modo desproporcionado os indivíduos de um dos sexos.
As mulheres são atingidas pelo facto de puderem engravidar e assim causar a entidade patronal um prejuízo durante um longo período de tempo assim as mulheres, hoje em dia , ganham 18% menos que os homens , apenas 14% das mulheres na Europa encontram se a “frente” de grandes empresas , apenas 6& das “cadeiras administrativas” são ocupadas por mulheres e ,de referir ainda , que as mulheres tem de trabalhar mais