Colonização
Unidade-2
Unidade-3
Sentido da Colonização
O sentido de um povo é nos fatos mais importantes e essências de sua formação em determinado período de tempo. Todo povo possui um sentido histórico que pode variar, sob a influência de transformações internas profundas do povo.
O grande processo colonizador começou com a queda do comércio com as Índias e a necessidade de gerar novas fontes de riqueza. A ideia de povoar surge então da tenta-
tiva de promover atividades econômicas que gerassem lucros a Metrópole.
O sentido de colonização sugere ainda a forma como devemos estudar a história de um povo e suas transformações
A colonização não é um fato isolado apenas uma parte de um todo, a essência que permite compreender a formação de nossa sociedade ou seja, o Sentido do Colonização em suas diversas formulações.
A ocupação efetiva do Brasil pelos portugueses deu início a partir de 1530, através da expedição de Martim Afonso de Souza, devido á decadência do seu domínio do comércio asiático e a presença de contrabandistas, especialmente franceses em nosso litoral. Todavia, o empobrecimento e a incapacidade do tesouro real não davam a Portugal condições de empreender a efetiva colonização do Brasil.
Sendo usado o sistema de Capitanias Hereditárias o qual trouxe resultados positivos, com esse sistema, Portugal transferia a particulares os encargos da colonização, se desses resultados, muito bem, se não desse, os prejuízos seriam de responsabilidade desses particulares, os donatários.
Apesar de ser descentralizado, o sistema de capitanias hereditárias não pode ser confundido com o Sistema Feudal, pois os donatários eram obrigados a prestar obediência a Portugal e todas as suas funções eram exercida em nome do rei. Além disso, a colonização foi um empreendimento capitalista.
Os problemas gerados pela concentração de terras no Brasil, da colonização até o momento atual trouxe a