colonização portuguesa
A colonização na América Latina foi por questões de interesse, diferentemente da colonização na América Anglo-Saxônica (EUA e Canadá).
A colonização na América Anglo-Saxônica ocorreu porque alguns ingleses estavam sendo perseguidos (não me lembro porque, mas acho que foi por questões religiosas); então, eles fugiram e chegaram na América do Norte e, fizeram dali a pátria deles.
Já na América Latina, os portugueses e espanhóis vieram até aqui por questões de interesse, para extrair os minérios daqui e enriquecer o seu respectivo país (Portugal/Espanha).
É por isso que os EUA e o Canadá são hoje países desenvolvidos, pois desde "cedo" os colonizadores lutaram pela nova pátria e desenvolveram-na.
Já a América Latina, foi "roubada" e extraviada. Mas, os portugueses não tiveram astúcia suficiente para usar os lucros para enriquecer Portugal. É por isso que Portugal é do mesmo jeito até hoje.E, o rasil, está começando a se desenvolver amplamente só agora.
POVOS PRÉ COLOMBIANOS
Ao longo da Idade Média, a concepção de mundo do homem europeu o impelia ao isolamento e o reforço do pensamento religioso. Influenciados pela estabilidade dos valores cristãos e a instabilidade das invasões bárbaras da Alta Idade Média, os homens viviam reclusos no interior dos feudos. O desconhecido e o inusitado seriam palavras que causariam o mal-estar de uma realidade sustentada pela harmonia das ordens clerical, nobiliárquica e servil.
Com a ascensão da burguesia mercantil e as grandes navegações, muitos desses valores medievais foram revistos e abandonados. No entanto, muitas narrativas míticas que falavam de terras paradisíacas cercadas de um exotismo e da fartura construíram-se ao longo de muitos anos no ideário das sociedades europeias. Além disso, vários relatos míticos também faziam menção sobre as bestas selvagens habitantes dos mares e terras até então desconhecidas pelos povos europeus.
Esse misto de fascínio e terror encontrado nas narrativas e