colonização nordeste
1ª PARTE: Processo Colonial
- O Nordeste foi a 1ª região do Brasil a ser colonizada pelos portugueses. Essa colonização, num primeiro momento, compreendeu a parte litorânea. As razões, iniciais, para que os colonizadores se restringissem a essa região foram a intensa MATA (ATLÂNTICA), AS TRIBOS INDÍGENAS, AS DIFICULDADES DE LOCOMOÇÃO E MONTAGEM DE UMA ESTRUTURA DE ABASTECIMENTO PARA AS POPULAÇÕES.
- As Grandes Navegações, ou os países que a lideravam, tinham como principal finalidade o estabelecimento das culturas de exportação. Um grande problema dessas culturas para os territórios colonizados foi o estabelecimento de MONOCULTURAS (produção de um produto apenas).
- Visando o estabelecimento de uma ocupação territorial, os colonizadores estimularam a vinda de portugueses residentes em Portugal para a Colônia. A estratégia mais importante para conseguir sucesso nesse objetivo foi o estabelecimento das SESMARIAS. Essa medida tinha como finalidade o preenchimento das Capitanias Hereditárias. Essa medida era controlada pelos DONATÁRIOS, uma espécie de governadores das capitanias.
- Com essa medida, vários problemas em potencial foram surgindo para o território colonial. O aparecimento dos LATIFÚNDIOS, CLIENTELISMO, PATRIMONIALISMO e a HIERARQUIZAÇÃO SOCIAL E ÉTNICA da Colônia. A tentativa de escravizar a população indígena fracassou, daí, em finais do século XVI, os colonizadores terem iniciado a importação dos escravos trazidos do continente africano. Como as terras eram direcionadas aos brancos portugueses, índios, marginalizados, e negros, escravizados, ficaram, por séculos, em condições precárias de vida. Esse contexto dividiu, absurdamente, a condição social e econômica das diferentes etnias presentes no espaço colonial.
- A extração do PAU BRASIL foi a primeira atividade econômica de relevância imposta pelos colonizadores. Os impactos, claro, foram muitos, com destaque, também, para a forte destruição da vegetação que