Colonização da América e alguns desdobramentos desse processo de colonização na América Portuguesa
Então vamos começar a pensar no conceito de colônia. A gente já falou, vocês devem se lembrar, no processo de expansão marítima e a chegada dos europeus ao chamado NOVO MUNDO, a América. Esse processo acabou trazendo, obviamente, consequências importantes pra ambos os lados. Quando nós falamos de colonização, em colônia, nós costumamos trabalhar ainda, embora outras vertentes já existam, em 2 modelos de colonização. A colônia de POVOAMENTO e a colônia de EXPLORAÇÃO. Na verdade, quando nó falamos do caso das Colônias Ibéricas, nós falamos claramente de exploração, no caso da América espanhola e da América portuguesa. Quando nós falamos da América inglesa, assumimos a ideia de uma colônia de povoamento. Embora nós tenhamos dois casos, os dois casos da América inglesa: as colônias do Norte colônias de povoamento, e as colônias do Sul colônias de exploração.
Mas, vamos lá então, qual o sentido da colônia em relação a metrópole?
A primeira coisa é entendermos, que o papel da colônia é dinamizar a economia metropolitana. Isso não quer dizer que, “Ó! A metrópole é a malvada, e a colônia é a pobrezinha porque ela é a explorada”, não é assim que a coisa funciona!
Os colonos que saem da Europa e vem colonizar a América, ele vem com seus próprios objetivos e veem as coroas europeias como suas parceiras dentro desse processo.
A gente pode sim pensar no indígena como alguém que sofreu esse processo; podemos pensar no povo africano que sofreu esse processo devido a escravidão e principalmente, ao tráfico negreiro. Agora pensar no colono que vem para américa não! Esse ta dentro de uma proposta, está dentro de um projeto colonialista.
Bom, vamos analisar o processo de colonização da chamada América Espanhola. Os espanhóis chegaram aqui através de Colombo, a chegada gerou o início de umas tentativas de obter um caminho para as