colonisação
O gráfico estatístico é uma forma de apresentação dos dados estatísticos, cujo objetivo é o de produzir, no investigador ou no público em geral, uma impressão mais rápida e viva do fenômeno em estudo, já que os gráficos falam mais rápido à compreensão que as séries.
Para tornarmos possível uma representação gráfica, estabelecemos uma correspondência entre os termos da série e determinada figura geométrica, de tal modo que cada elemento da série seja representado por uma figura proporcional.
A representação gráfica de um fenômeno deve obedecer a certos requisitos fundamentais para ser realmente útil:
A. Simplicidade – o gráfico deve ser destituído de detalhes de importância secundária, assim como de traços desnecessários que possam levar o observador a uma análise morosa ou com erros.
B. Clareza – o gráfico deve possibilitar uma correta interpretação dos valores representativos do fenômeno em estudo.
C. Veracidade– o gráfico deve expressar a verdade sobre o fenômeno em estudo.
Gráficos de colunas
Dados que estejam organizados em colunas ou em linhas em uma planilha podem ser plotados em um gráfico de coluna. Gráficos de coluna são úteis para mostrar as alterações de dados em um período de tempo ou para ilustrar comparações entre itens.
Em gráficos de colunas, as categorias são geralmente organizadas ao longo do eixo horizontal, e os valores ao longo do eixo vertical.
Na folha de exercício para serem interpretadas temos três gráficos tipo coluna.
Gráfico de investimentos:
É um gráfico retangular que mostra um crescente aumento de 2007 a 2010 de 87% nos investimentos.
Gráfico de evolução do executivo da empresa x salário de menor valor:
É um gráfico retangular que mostra o aumento nos valores anuais dos cargos executivos e do salário mínimo entre o ano de 2011 a 2012.
Onde observamos que o executivo teve um aumento de R$ 8,923 que corresponde a 4,2 %
E o salário mínimo teve um aumento de R$ 1.027,00 reais que