Surgimento a sociologia
R: A Revolução Industrial foi importantíssima no surgimento da sociologia, foi o triunfo da indústria capitalista (conversão das grandes massas humanas em simples trabalhadores despossuídos; desintegração de costumes e das instituições vigentes).
Reordenação da sociedade rural, destruição da servidão, desmantelamento da família patriarcal. Emigração do campo para a cidade engajou mulheres e crianças em jornadas de 12, 16 ou 18 horas diárias, sem férias e feriados, ganhando salários miseráveis que mal dava para comprar alimentos.
Aparecimento de grandes cidades, indústrias que se espalharam pelo mundo.
O capitalismo gerou uma desigualdade social enorme, pois enquanto os burgueses enriqueciam cada vez mais, o proletariado vivia o crescimento demográfico sem moradias, serviços sanitários, de saúde...
Aumento da prostituição, do infanticídio, do alcoolismo, do suicídio, surge epidemias de doenças contagiosas, como a cólera, da criminalidade.
Um fato marcante foi o aparecimento do proletariado e o seu papel na sociedade capitalista.
Atos de sabotagem, explosão de oficinas, evoluindo para a criação de associações e sindicatos.
As classes operárias começam a se organizar para enfrentar os proprietários dos instrumentos de trabalho.
Produção de jornais, críticas ao capitalismo, inclinando-se para o socialismo como instrumento de mudanças.
A Revolução Francesa foi o ultimo acontecimento histórico que influenciou na criação da Sociologia. Ela ocorreu no decorrer do século XVIII, por que o conjunto de princípios que organizavam a sociedade francesa (monarquia absoluta), não eram mais bem vistos pelo povo. Almejava-se uma sociedade mais fraterna, igualitária e liberal. Assim a Revolução Francesa dá origem à democracia, e as pessoas que antes eram servos passam a serem cidadãos. Deste modo, as profundas e rápidas mudanças que