colombia
O Vice-Reino de Nova Granada abrangia, na época colonial, os países que hoje conhecemos por Colômbia, Panamá e Equador A história da independência desse vice-reino écomplexa - e, até hoje, a data escolhida para se comemorar o princípio de suas lutas (20 de julho de 1810) causa grande debate entre os historiadores. Esse dia marca o início da formação de uma Junta deGoverno em Bogotá (a capital).
Em 1814, Simon Bolívar, líder do processo de independência na Venezuela, estava refugiado em Nova Granada, já que fora vencido novamente pelos realistas (chapetones)venezuelanos. Bolívar, que acalentava o sonho de formar um grande Estado na região (englobando Nova Granada e Venezuela), liderou o exército das Províncias Unidas
Luta contra os espanhóis
Mas, nessemesmo ano, na Espanha, o rei Fernando 7º tinha retomado o trono e iniciado um processo de perseguição aos liberais, tanto na Espanha quanto na América. Em 1815, chegou à Venezuela a maior tropa enviadapela Espanha (10 mil homens), liderada pelo general Pablo Morillo, a fim de restaurar a ordem colonial.
Quando Morillo chegou à Venezuela, os chapetones já tinham vencido Bolívar e retomado o poder(1814), e por isso as tropas espanholas partiram para Nova Granada, contando com a colaboração de Santa Maria. Em 1816, Nova Granada voltou ao domínio espanhol.
Na Venezuela e na Colômbia a perseguiçãopolítica praticada pelos espanhóis foi tamanha, que os criollos viram no governo de Angostura uma nova possibilidade de libertação, e se aliaram a Bolívar. Além disso, Bolívar passou a defender osaque às terras dos chapetones, durante as batalhas, e o fim da escravidão, fatos que atraíram muitos mestiços e indígenas para sua causa.
Dessa forma, Bolívar conseguiu unir colombianos e venezuelanos,tanto criollos quanto trabalhadores, na formação de um poderoso exército contra os espanhóis. Por isso, em 1819, quando ocorreu o Congresso de Cúcuta e se proclamou a formação da