Colisões elasticas
2. Colisões elásticas, perfeitamente inelásticas e parcialmente elásticas
2.1.Colisões elásticas
2.2. Colisões perfeitamente inelásticas
2.3. Colisões parcialmente elásticas
3. Simulando colisões
3.1. O simulador
3.2. Utilizando o simulador
3.3. Diferenciando colisões elásticas, colisões parcialmente elásticas e colisões perfeitamente inelásticas
4. Exemplos de atividades
4.1. Simulando o quicar de uma bola
4.2. Jogando sinuca
4.3. Outras simulações
1. Introdução
Colisão é a interação entre dois ou mais corpos, com mútua troca de quantidade de movimento e energia. O choque entre bolas de bilhar é um exemplo, o movimento das bolas se altera após a colisão, elas mudam a direção, o sentido e a intensidade de suas velocidades. Outras colisões ocorrem sem que haja contato material, como é o caso de um meteorito que desvia sua órbita ao passar pelas proximidades de um planeta.
Em física procura-se saber o comportamento dos corpos após a colisão. Para isto são usadas as leis de conservação de energia cinética e momento linear, conforme o tipo de colisão. Adiante estas leis serão descritas e usadas para encontrar resultados em casos simples de colisões unidimensionais entre dois corpos.
Este trabalho propõe a você um estudo sobre as leis físicas envolvidas na descrição das colisões. Além da tradicional explanação de princípios físicos, você terá à disposição uma simulação onde poderá comprovar e testar os resultados obtidos a partir da teoria. Verá que muitos deles já lhes são comuns de seu cotidiano. O caso a ser estudado é dos mais elementares, mas a aplicação dos princípios é válida para fenômenos com qualquer nível de complexidade.
2. Colisões elásticas, perfeitamente inelásticas e parcialmente elásticas
2.1. Colisões elásticas
Numa colisão elástica a energia cinética e o momento linear dos corpos envolvidos permanecem os mesmos antes e depois da colisão. Diz-se que houve conservação de momento linear e