Desenvolvimento pessoal e profissional
CURSO: FISIOTERAPIA PROF. JOÃO VALDIVINO LIMA FERREIRA
O papel do marxismo - Na concepção de Marx e Engels, o estudo da sociedade deveria partir de sua base material. - A investigação de qualquer fenômeno social deveria partir da estrutura econômica da sociedade, que constituía a verdadeira base da história humana.
O papel do marxismo - O conhecimento da realidade social deve se converter em um instrumento político, capaz de orientar os grupos e as classes sociais para a transformação da sociedade.
- Para os marxistas, a luta de classes, e não a harmonia social, constitui a realidade mais evidente da sociedade capitalista.
HERBERT SPENCER (1820-19030)
Aplica os princípios do processo evolutivo para todos os campos do conhecimento. Princípio segundo o qual a evolução se processa do mais simples para o mais complexo, do mais homogêneo para o mais heterogêneo e do mais desorganizado para o mais organizado.
FERDINAND TONNIES (1855-1936)
Sociólogo alemão dividiu os estudos, do ponto de vista metodológico em três partes: Sociologia pura ou teórica – Sistema integrado de conceitos básicos. Sociologia aplicada – que seria uma disciplina dedutiva que se utilizando da sociologia teórica, tem como finalidade entender a origem e o desenvolvimento das sociedades modernas. Sociologia empírica ou sociografia – que seria a descrição dos dados observados em contexto social.
ÉMILE DURKHEIM
O QUE É FATO SOCIAL: toda maneira de agir, fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando uma existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter; a pressão dos fatos sociais manifesta-se de duas maneiras: subjetivamente, quando se impõem às nossas consciências; e, objetivamente através da reação que provoca no grupo a nossa não-submissão a eles.
MAX WEBER (1864-1920)
Nos