Colisões Elásticas em uma dimensão - Relatório
Neste trabalho descrevemos o experimento “Colisões Elásticas em uma Dimensão” o qual foi utilizado para a partir das medidas das velocidades dos carrinhos antes e depois do choque, determinar a relação entre as suas energias e os momentum iniciais e finais, e assim verificar as dependências com as massas e condições iniciais. Também verificar as leis de conservação de energia e momentum do sistema.
II – OBJETIVO
Os objetivos a serem alcançados foram:
Aprender utilizar laboratório online;
Familiarizar com a coleta e a análise de dados do software;
Reconhecer e visualizar a reação dos corpos em colisões;
Observar a influência da massa na reação dos blocos em colisão;
Observar fatores que possam influenciar resultados na pratica com o da teoria;
III – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Colisões:
Em física, uma colisão consiste no choque entre partículas elementares. É importante referir as características de uma colisão: é uma interação entre corpos, sendo possível distinguir os instantes correspondentes ao antes e ao depois da interação; durante uma colisão não atuam forças exteriores (que se desprezam) no sistema. Trata-se de um sistema isolado no qual se verifica a lei da conservação do momento linear.
Consiste há conservação ou não conservação da energia cinética, as colisões podem ser classificadas em colisões elásticas, colisões inelásticas e colisões perfeitamente inelásticas. As colisões elásticas consistem em colisões nas quais a energia cinética total do sistema possui o mesmo valor antes, durante e após o choque. As colisões elásticas só ocorrem se não houver conversão de energia cinética noutras formas de energia, como na colisão dos átomos. Parte da energia cinética dos corpos que chocam é convertida em energia interna de um corpo, e por isso não há conservação da energia cinética. As colisões perfeitamente inelásticas ocorrem quando a energia