resumo do filme "Blade Runner,o caçador de andróides"
Um “replicante”, versão Nexus 6, é um ser virtualmente idêntico a um ser humano, porém mais forte, mais ágil, mais inteligente. Contudo, Deckard, o “blade runner”, não os executa e sim os “retira”, os sacrifica como aos cachorros que tenham mordido seus donos. Que diferenças você encontra entre os replicantes e os humanos que justifiquem esse trato?
Os olhos aparecem desde o primeiro momento no filme: a pupila do início, o teste, a coruja, as fotos de Leon, o laboratório do Chew, o assassinato de Tyrrell... Qual a importância ou finalidade que os olhos possuem na história? O que significam?
Reflita sobre o seguinte tema: no filme, Leon, tenta desesperadamente recuperar as suas fotos, suas recordações, porque são para ele o mais importante, Suas recordações são sua vida, o que o individualiza. O que acontece quando alguém perde suas recordações (amnésia, “lavagem cerebral”, Alzheimer)? Deixa de ser quem é? Permanece a personalidade apesar do que esquecimento? Somos somente as nossas recordações?
Tyrrell, o criador, diz: “Nosso lema é “mais humanos que os humanos”. Acredita que ele consegue?
Por que Roy destrói o seu criador? O que acreditaria que faríamos nós, se um dia pudéssemos enfrentar de igual para igual com o nosso criador?
No filme, aparece uma multiplicidade de bonecos, manequins e autômatos. O que está se afirmando com essa frase? Qual o significado?
Qual é o futuro que nos aguarda segundo a versão do diretor? Você acredita ser possível? Comente a sua resposta.