Coleta seletiva
De acordo com sua origem, há quatro tipos de lixo: Doméstico, hospitalar, industrial e nuclear.
► Você já parou pra pensar que muito do que jogamos fora e consideramos sem valor pode ser aproveitado por outras pessoas?
Está na hora de revermos o significado dessa palavra! Os materiais que ainda podem ser usados para outros fins mesmo depois de serem descartados passarão a ser chamados de MATERIAIS REAPROVEITÁVEIS; já aqueles materiais que precisam ser descartados, mas após sofrerem transformações podem novamente ser usados pelo homem passarão a se chamar MATERIAIS RECICLÁVEIS!
► Pratique os 3 Rs:
REDUZA
Evitar a produção de resíduos, com a revisão de seus hábitos de consumo.
Ex: preferir os produtos que tenham refil.
REUTILIZE
Reaproveitar o material em outra função.
Ex: usar os potes de vidro com tampa para guardar miudezas (botões, pregos, etc.).
RECICLE
Transformar materiais já usados, por meio de processo artesanal ou industrial, em novos produtos. Ex: transformar embalagens PET em tecido de moletom.
É um sistema de recolhimento de materiais recicláveis: papéis, plásticos, vidros e metais, previamente separados na fonte geradora e que podem ser reutilizados ou reciclados. A coleta seletiva funciona, também, como um processo de educação ambiental na medida em que sensibiliza a comunidade sobre os problemas do desperdício de recursos naturais e da poluição causada pelo lixo.
DICAS PARA A COLETA SELETIVA
• Lave garrafas de vidro, plásticos, embalagens de iogurte, caixas de leite e outros vasilhames antes de colocar no lixo seletivo.
• Lave e pressione as tampas para dentro, das latas de conservas para evitar acidentes;
• Não amasse nem molhe os papéis;
• Fogo não resolve o problema do lixo. Ele transforma sólido em lixo gasoso, que causam problemas de saúde aos seres humanos e