Coleta Seletiva em BH
Curso de Especialização em Tecnologia Ambiental
Valesca Moreira Guizoli dos Reis
“Estudo da viabilidade econômica da Coleta Seletiva em Belo Horizonte para ampliação do programa Recicla BH”.
Projeto de monografia para conclusão do curso de especialização em Tecnologia Ambiental do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Minas Gerais. Orientação da Profª. Dra. Miriam.
Belo Horizonte, 20 de abril de 2010.
1. Introdução
No início do século XXI, um grande problema ambiental ainda vem assolando as cidades brasileiras – a questão da geração e destinação dos resíduos sólidos, originados das atividades humanas cotidianas. A geração desenfreada e a disposição inadequada dos resíduos constituem grande foco de poluição ambiental, ocasionando problemas nas áreas política, social, econômica, técnica, ambiental e de saúde.
O atual cenário tem sua origem nos primórdios da civilização humana, quando o homem deixa a vida nômade, na qual vivia apenas da caça, pesca e de frutos de cada estação, passando a estabelecer-se em locais fixos. Com isto, o homem cessa aquele relacionamento relativamente harmonioso com o meio natural e passa a gerar resíduos sólidos com a alteração de seu modo de vida (PHILLIPPI JR, 1979). Com o estabelecimento das aglomerações urbanas e o aumento populacional, os problemas ocasionados pelos resíduos sólidos são potencializados.
Um dos grandes desafios para o problema dos resíduos sólidos no Brasil está no campo do gerenciamento. Torna-se urgente definir uma política para o setor, que envolva os três níveis de governo (federal, estadual e municipal), considerando as questões tecnológicas, sociais, econômicas e principalmente ambientais. O compromisso com o gerenciamento dos resíduos deve envolver, também, setores públicos, privados e segmentos organizados da sociedade civil.
Diante disto, o problema dos