Controle de projetos
Módulo: 03
Atividade: Individual
Título: "Controle de projetos – Big Brother ou comprometimento?"
Aluno: Renato França Ferreira
Disciplina: Monitoramento e Controle de Projetos
Turma: UIC 13
Introdução
No mundo globalizado e extremamente competitivo em que as empresas disputam espaço, clientes, reconhecimento e acima de tudo, condições de permanecer competitivas e lucrativas no mercado, é fundamental o desenvolvimento de mecanismos que auxiliem essas empresas na tomada de decisões para que estas sejam a mais vantajosa possível.
Controlar um projeto é a missão mais desafiadora para um gerente de projetos.
As expectativas das partes interessadas dependem que o monitoramento e controle protejam os parâmetros de sucesso do projeto e para isso, é necessário ao gerente ter conhecimento, habilidade e atitude.
Conhecimento amplo dos projetos por parte do líder
O líder deve ter conhecimento das melhores práticas e ferramentas, habilidade para aplicá-las com metodologia e atitude para liderar as pessoas capazes de fazer a diferença no monitoramento e controle dos projetos. O conhecimento amplo de qualquer projeto por parte do líder é fundamental. Conhecimento técnico, claro, não deixou de ser primordial, sempre que puder alinhar é mais vantajoso.
No texto:
Investindo na Competência do Gerente de Projetos, a autora cita “De acordo com um exame conduzido por Posner, citado por Verma (1995), com 287 gerentes de projeto americanos, envolvidos em projetos de pequeno e médio porte, as habilidades e as técnicas bem-sucedidas de gerência do projeto podem ser sumarizadas em seis habilidades, com seus atributos e comportamentos, são elas: Comunicação (84%) – escutar e persuadir; Organização (75%) – planejamento, objetivo e análise; Construção de Time (72%) – empatia, motivação e espírito de equipe; Liderança (64%) – exemplo constante, energia, visão, delegação, positividade/otimismo; Pessoal (59%) –