Coleta seletiva no nosso dia a dia
Desde 2010 o setor de meio ambiente da NAMISA lançou a “Semana Sempre Viva” buscando trabalhar com os empregados através de uma forma dinâmica e interativa assuntos relevantes para o meio ambiente da empresa e principalmente aliar esforços e práticas para efetivar a nossa política ambiental, o SEMPRE.
Para 2012, escolheu-se abordar o tema Coleta Seletiva fortalecendo o Gerenciamento dos Resíduos da NAMISA, assim atendendo aos requisitos do SGA.
O tema Coleta Seletiva, hoje, no século XXI, já é um dos assuntos ambientais mais abordados e conhecidos entre governo, empresas e pessoas.
Apesar da difusão do conhecimento, a prática da Coleta Seletiva ainda é pouco realizada. Segundo o atlas de Saneamento 2011 do IBGE, aproximadamente 18% dos municípios brasileiros realizam a Coleta Seletiva.
Se formos avaliar bem, apesar de alguns municípios como Itabirito, Congonhas e BH incentivarem esta prática dispondo a triagem e o direcionamento correto destes resíduos, ainda vemos que a população local não a adotou como hábito de vida.
Mesmo realizando a separação dos resíduos em suas residências, algumas pessoas não vêem a importância de darem continuidade a Coleta Seletiva fora de casa. É comum vermos o descarte incorreto de resíduos durante viagens, eventos ou até mesmo nos locais de trabalho. Basta olhar ao longo das nossas ruas, estradas, áreas verdes ou locais públicos para vermos que ainda existe uma incompreensão de que o ato de separar corretamente os resíduos contribui com a preservação dos nossos recursos e principalmente da vida.
Na NAMISA vemos este problema se repetir em praticamente todas as áreas da empresa. São resíduos e resíduos dispostos em locais indevidos ou misturados a outros resíduos, fazendo com que estes percam a possibilidade de serem reciclados.
Outro problema comum dentro da empresa é o descarte de materiais em vias, sobre a vegetação ou até mesmo nos nossos cursos hídricos.
Quanto a essa