Coleta seletiva do lixo
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COLETA SELETIVA DE LIXO
COLETA MIMOSO
Mimoso do Sul – ES 2011
IFES – INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COLETA SELETIVA DE LIXO
COLETA MIMOSO
Aluna: Renata Favaris Amado. Trabalho apresentado à disciplina: Elaboração e Avaliação de Projetos do Curso Gestão Pública Municipal pelo IFES (Instituto Federal do Espírito Santo) ao Professor Adm. MSc. Braulio Oliveira dos Santos.
Mimoso do Sul – ES 2011 2
1.JUSTIFICATIVA O desenvolvimento do Projeto de Educação Ambiental e Coleta Seletiva No Município de Mimoso do Sul/ES é justificado a partir da necessidade de sanar a situação de má destinação e insatisfatória estocagem do lixo na cidade, este que por sua vez fica exposto ao ar livre e também por que além de se tratar de obra de órgão público, conta com o envolvimento da sociedade e proporciona à população do Município uma cidade mais desenvolvida estruturalmente e uma população incentivada a batalhar pela efetivação do Projeto, uma vez que nele vê a possibilidade de sustentabilidade. Muitos são os benefícios da reciclagem, por exemplo: economia de energia; redução da poluição; geração de empregos; melhoria da limpeza e higiene da cidade; diminuição do lixo nos aterros e lixões; diminuição da extração de recursos naturais; menor redução de florestas nativas. A Educação Ambiental constitui um importante instrumento de mobilização da comunidade para mudança de hábitos e comportamentos, especialmente em projetos relacionados à coleta seletiva. Entre seus objetivos, princípios e finalidades expressos na Conferência de Tbilisi, de acordo com Dias (1994) e Guimarães (1995), estão:
•
Ser um processo contínuo e permanente, iniciando em nível pré-escolar e estendendo-se por todas as etapas da educação formal e informal, adotando a perspectiva interdisciplinar e utilizando as especificidades de cada matéria de modo a analisar os problemas ambientais através de uma ótica global e