Coleta seletiva de lixo projeto pedagógico
Introdução
A reciclagem é o processo de reaproveitamento de metais, plásticos, papeis, vidros, ou qualquer outro material, orgânico, recuperando-o ou retransformando-o para o aproveitamento ou novo uso. O processo pode ser industrial ou artesanal. Caso não sejam reaproveitados, esses materiais, normalmente tratados como lixo ou dejetos, tendem a causar sérios problemas ambientais.
A palavra reciclagem difundiu-se na mídia a partir da década de 1980, quando foi constatado que as fontes de petróleo e de outras matérias-primas não renováveis estavam se esgotando rapidamente, e que havia falta de espaço para a disposição de lixo e de outros dejetos na natureza. A expressão vem do inglês recycle (re= repetir, e cycle= ciclo).
Em tese, o processo de reciclagem deveria permitir o contínuo reuso de matérias para o mesmo propósito. Na prática, em boa parte dos casos, a reciclagem aumenta o tempo de vida útil de um material, porém de forma menos versátil. Por exemplo:
• Ao reciclar-se o papel, as suas fibras diminuem, tornando-o inapropriado para determinados usos;
• Determinados materiais podem contaminar-se tornando-os impróprios para embalagem de alimentos ou medicamentos.
Já no caso do alumínio, essa regra não é válida, visto que o mesmo pode ser reciclado continuamente sem que perca suas qualidades.
A reciclagem pode prolongar a vida de um material dando-lhe um novo uso, por exemplo, ao transformar artesanalmente produtos considerados como lixo em artigos de uso cotidiano ou de adorno. Uma garrafa PET pode ser transformada industrialmente em fios que mais tarde serão utilizados na confecção de roupas.
Grosso modo, grande parte do lixo que é gerado, no campo ou nas cidades, pode ser reciclado e voltar novamente a cadeia de consumo e uso.
Para compreendermos a reciclagem, é importante “reciclarmos” o conceito que temos de lixo, deixando de enxergá-lo como uma coisa suja e inútil em sua totalidade. O primeiro