Colesterol
05 de outubro de 2011
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Curso: Farmácia
COLESTEROL TOTAL E TRIACILGLICERÓIS
INTRODUÇÃO
O colesterol é o esterol característico das células animais, mas os vegetais, fungos e protistas, em vez do colesterol, sintetizam outros esteróis intimamente relacionados, empregando a mesma via sintética divergem levemente e outros esteróides são produzidos: estigmasterol em muitos vegetais e ergosterol nos fungos, por exemplo.
Nos vertebrados a maior parte da síntese do colesterol ocorre no fígado. Uma pequena fração do colesterol sintetizado ali é incorporada nas membranas dos hepatócitos, mas a maior parte dele é exportada em uma de três formas: colesterol biliar, ácidos biliares e ésteres do colesterol. Os ácidos biliares e seus sais são derivados no colesterol relativamente hidrofílicos, eles são sintetizados no fígado e ajudam na digestão dos lipídeos. Os ésteres do colesterol são formados o fígado por meio a ação da enzima acil-coA-colesterol aciltransferase (ACAT). Essa enzima catalisa a transferência de um ácido graxo da coenzima A para o grupo hidroxila do colesterol, convertendo o mesmo em uma substância ainda mais hidrofóbica. Os ésteres do colesterol são armazenados no fígado ou transportados inseridos em partículas lipoprotéicas para outros que empregam colesterol.
Todos os tecidos animais em crescimento precisam de colesterol para a síntese de membranas; alguns órgãos (glândula adrenal e gônadas, por exemplo) usam o colesterol como um precursor para a produção dos hormônios esteróides. O colesterol também é um precursor da vitamina D.
O colesterol e os ésteres de colesterol, como os triacilgliceróis e fosfolipídios, são essencialmente insolúveis em água. Esses lipídeos precisam, entretanto, ser transportados do tecido de origem para os tecidos nos quais eles serão armazenados ou consumidos. Eles são transportados de um para outro tecido pelo plasma sanguíneo na forma de lipoproteínas