colesterol
Data de entrega: 19/2/2014
Colesterol
Oxidase/peroxidase
Melanie Gomes nº 31272
Tatiana Afonso nº24377
Introdução
O colesterol é um tipo de gordura que o corpo precisa para crescimento e regeneração celular, produção de hormonas sexuais e é convertido em ácidos biliares para ajudar na digestão.
O colesterol do corpo tem duas origens: a produção do seu próprio corpo e o colesterol proveniente da alimentação. O corpo produz colesterol no fígado e esse colesterol produzido é capaz de cumprir quase toda necessidade do organismo. O restante necessário é proveniente do que se come. O colesterol está presente em carnes, leites e derivados, manteiga e gema de ovo. Comer muitos alimentos com colesterol pode fazer com que os níveis de colesterol no corpo subam, o que é conhecido por hipercolesterolemia.
Frutas, vegetais, e cereais não tem colesterol. No entanto, alguns alimentos que não contém colesterol podem conter gorduras trans, que fazem o corpo produzir mais colesterol. Alimentos com gorduras saturadas também fazem o corpo produzir mais colesterol.
O colesterol alto aumenta o risco de doenças do coração e pode levar a arteriosclerose, um problema em que a gordura e o colesterol se depositam nas paredes das artérias. Com o tempo, a arteriosclerose estreita as artérias e pode produzir sintomas de doenças do coração como angina (dor no peito) e ataque cardíaco.
Existem dois tipos de colesterol, o colesterol HDL e LDL.
Colesterol HDL é o "bom" colesterol, porque altas concentrações dele no sangue estão associadas a um menor risco de ataques cardíacos. O HDL ajuda a remover o colesterol das paredes das artérias. Ele carrega o colesterol das células do corpo para o fígado, para reutilizá-lo, convertê-lo em ácidos biliares ou descartá-lo.
Colesterol LDL é o "mau" colesterol porque altas concentrações dele no sangue estão associadas a um maior risco de doenças do coração. O LDL