colesterol ldl
Colesterol LDL alto
O colesterol (LDL) alto é ruim para a saúde por participarem da formação das placas de ateromas nos vasos do coração e ou cerebral, diminuindo a passagem de sangue dentro delas e podendo levar ao infarto ou acidente vascular cerebral.
Ele é causado por fatores hereditários, sedentarismo, dieta e idade. O Colesterol (LDL) é particularmente perigoso, pois não apresenta sintomas. Seu tratamento é feito com simples mudanças na alimentação, prática regular de atividade física e tomada de medicações específicas que devem ser prescritas pelo médico.
Sintomas do colesterol LDL alto
O colesterol (LDL) alto não apresenta nenhum sintoma, por isso recomenda-se a realização de exames laboratoriais de rotina dos níveis de colesterol total e frações. A recomendação para realização desses exames deve ser individualizada. Indivíduos com fatores de riscos associados, como hipertensão, diabetes, tabagismo ou que apresentam história familiar de colesterol elevado, necessitam de um cuidado maior e devem realizar esses exames anualmente.
Pode-se suspeitar de colesterol LDL alto quando se está acima do peso ideal e quando se faz uma alimentação desregrada, na qual são permitidos refrigerantes, frituras, carnes gordas e doces.
Valores de referência para o colesterol LDL
O valor de referência para o colesterol LDL é de até 130 mg/dl, mas aconselha-se mantê-lo sempre abaixo de 100 mg/dl, principalmente em pacientes de risco elevado de apresentarem doenças coronarianas ( hipertensos, diabéticos).
Como baixar o colesterol LDL
Para baixar o colesterol LDL, recomenda-se a prática de exercícios regulares e uma dieta rica em frutas, legumes e verduras. Carnes magras e alimentos fonte