Colera
Infecção intestinal aguda causada pela bactéria Vibrio cholerae. Pode se apresentar de forma grave, com diarreia aquosa e profusa, com ou sem vômitos, dor abdominal e câimbras. O tratamento é repor os líquidos perdidos por causa da diarreia, dependendo você poderá tomar liquido por via oral ou venosa (via intravenosa ou IV).
Coqueluche
É causada pela bactéria Bordetella pertussis ou Bordetella parapertussis. Os sintomas são tosses persistentes; dificuldades de respirar, causando ruídos forte na inspiração; vômito após as crises de tosse. Os sintomas surgem entre sete e dez dias após o contágio. O tratamento é feito a base de antibiótico, podendo se prevenir com a vacinação.
Difteria.
A difteria ou crupe é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria Corynebacterium diphteriae, que provoca inflamação da mucosa da garganta, do nariz e, ás vezes, da traqueia e dos brônquios. O reservatório é o homem, que com frequência, é portador sintomático. A suscetibilidade é universal, sendo maior em menores de 6 anos. A antitoxina diftérica é administrada na forma de injeção muscular ou IV (intravenosa). A infecção é então tratada com antibióticos, como penicilina e eritromicina.
Gonorreia
A gonorreia é uma infecção sexualmente transmissível (IST) comum. A gonorreia é causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae. Qualquer indivíduo que pratique qualquer tipo de sexo pode contrair a gonorreia. A infecção pode ser transmitida por contato oral, vaginal, peniano ou anal. A principal prevenção é usar camisinha em todos os tipos de relação sexual, para evitar riscos de pegar a doença. Se não for tratada pode acometer próstata, vesículas seminais, epidídimos, pele, articulações, endocárdio, fígado, meninges.
Lepra
A hanseníase ou doença de Hansen, popularmente conhecida comolepra, é uma doença que consiste numa infecção bacteriana, provocada pela bactéria Mycobacterium leprae. Esta infeção atinge sobretudo os nervos periféricos do