colecta de datos
(Sekaran & Bougie 2009-Voss Tsikriktsis, Frolich 2002- Ferrerira; Merchant 1992- Mckinnon 1988- Atkinson, Shaffir 1998)
Sekaran & Bougie 2009 Sinalam que dentro dos estudos de campo o pesquisador pode obter informação confiável a traves de entrevistas, observação de pessoas e os questionários. Esta informação pode ser reclutada de primeira a segunda mão. Os dados primários são qualitativos, são dados gerados pelo pesquisador com o uso da técnica adequada, um exemplo podem ser as entrevistas e, os dados secundários minimizam custos ao pesquisador porque é informação que ja existe e pode ser obtida de bibliotecas, periódicos, dados estatísticos, etc.
Graças aos avanços tecnológicos o pesquisador pode utilizar inclusive ferramentas informáticas para obtenção destes dados, um exemplo são as surveys, questionários o incluso as entrevistas, já que com a elaboração adequada estas podem ser feitas pela internet aforrando elevados custos nos primeiros estágios da pesquisa.
Ferreira Merchant 1992 sinaliza varias caraterísticas do estudo de campo focado em Contabilidade Administrativa e Controle. Uma vez que o pesquisador tem identificado o motivo da sua pesquisa mediante este estudo de campo o pesquisador conseguira descrever e testar novas teorias e hipóteses. O fim do estudo de campo é também permitir um contato direto dentro da organização, já que estuda situações reais, e os resultados vão ajudar aos administradores das organizações a tomar decisões e também contribuirão à comunidade acadêmica. Além disto, Voss Tsikriktsis,Frohlich 2002, sinalam a triangulação como forma de coletar dados confiáveis dentro do estudo de campo.
A pesquisa em contabilidade seja administrativa o a fins da administração precisa de mais estudos de campo por a contribuição de informação e novas teorias que esta gera. Graças a comparabilidade será um método necessário para desarrolhar mais pesquisas de contabilidade. Jill Mckinnon 1988