autocuidadop

2472 palavras 10 páginas
PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE ENFERMAGEM SOBRE
DEFICIT NO AUTOCUIDADO BANHO/HIGIENE:
IMPLICAÇÕES PARA A (O) ENFERMEIRA(O) DE CUIDADOS INTENSIVOS.*

Josianne Marcília Vieira**
Isabel Cristina F. da Cruz***

Considerando o alto índice de pacientes com diagnóstico de enfermagem de déficit de auto cuidado banho/higiene nas Unidades de Tratamento Intensivos e percebendo que este assunto é pouco explorado, realizei este estudo com a finalidade de promover uma real qualidade de assistência de enfermagem a estes pacientes. A coleta de dados foi obtida através de artigos científicos e dissertações de mestrado relacionados ao tema principal e aos dados evidenciados durante a pesquisa. Constatando a importância do auto cuidado, da avaliação do déficit de auto cuidado e da higiene corporal de pacientes com suas atividades restritas.
Unitermos: Auto cuidado, Déficit no auto cuidado, banho no leito, self-care.

INTRODUÇÃO: O auto cuidado (AC) é usado como sinônimo de cuidado de si próprio . É um comportamento que implica no papel ativo do cliente em prática de atividades que o indivíduo desempenha em seu próprio benefício, a fim de manter a vida, a saúde e o bem estar (OREM 1971-80). As funções humanas básicas são determinantes para a habilidade do auto cuidar, a avaliação destas funções nos mostrará se uma pessoa tem capacidade de ser independente para o auto cuidado ou se necessita de ajuda.
Quando a enfermeira identifica a capacidade de auto cuidado inadequada para alcançar os requisitos de auto cuidado, existe déficit de auto cuidado(DAC).
O déficit de auto cuidado relacionado ao banho/higiene é o estado em que o indivíduo apresenta capacidade prejudicada para realizar ou completar as atividades de banho/higiene de si mesmo. Os problemas de higiene entre as pessoas acamadas são mais elevadas em relação as outras, pois seu confinamento no leito, o estresse e o tratamento contribuem para o acúmulo maior de secreções. Na UTI a maioria dos pacientes

Relacionados