Modelo de Contestação
Processo nº “...”
VENDE TUDO Ltda. , pessoa jurídica de Direito Privado, inscrita no CNPJ/MF sob. o n. 123/0001-00, com sede na Rua Imperial nº 10, Petrópolis/ RJ, CEP: “...”, vem, por seu advogado infra assinado, conforme incluso instrumento de procuração em anexo, para fins do art. 39, I CPC, tempestivamente, nos autos da ação em epígrafe, apresentar
CONTESTAÇÃO
com base nos fundamentos de fato e de direito que passa a expor.
DAS PRELIMINARES
Da ilegitimidade Passiva
Propõe o autor ação de indenização em face da ré, alegando que adquiriu em seu estabelecimento comercial um produto com defeito, frisando na exordial ter o produto explodido devido a um defeito de fabricação, entretanto não se trata a ré da fabricante do produto, fazendo esta apenas a sua comercialização.
Neste sentido, o artigo 13 do código do consumidor elenca as hipóteses em que o autor também é responsável pelo fato do produto, vejamos:
Art.13 – O comerciante é igualmente responsável nos termos do artigo anterior, quando:
I- O fabricante, o construtor, o produtor ou o importador, não puderem ser identificados;
II- O produto for fornecido sem identificação clara do seu fabricante, produtor, construtor ou importador;
III- Não conservar adequadamente os produtos perecíveis.
Assim, nos termos do artigo supracitado é a ré parte ilegítima para figurar no pólo passivo da presente demanda, vez que esta somente comercializa o produto, sendo o seu fabricante visivelmente identificável.
Desta forma, a presente ação deveria ser proposta em face da fabricante do produto, que seja: ABC produtos elétricos e eletrônicos S/A.
Diante do exposto requer seja acolhida a preliminar para considerar a ré parte ilegítima para figurar polo passivo da presente, extinguindo o feito em relação à mesma, nos termos do art. 267, VI do CPC.
DA DENUNCIAÇÃO À LIDE