Colapso do regime político comunista na ex-urss
A URSS surgiu oficialmente em 1922, com 15 repúblicas que ocupavam desde a Europa à Ásia. A concepção socialista apresentada não foi cumprida na prática e diversos fatores levaram à sua dissolução, como crises políticas, econômicas, declínio de atividades industriais e agrícolas, problemas sociais e etc. Em 21 de Dezembro de 1991 foi oficialmente declarado o final da URSS, ainda que alguns historiadores considerem a queda do muro de Berlim como marco final desta e de sua ideologia comunista.
1. FORMAÇÃO DA URSS – GABRIEL LUIZ: Em dezembro de 1922, no X Congresso Pan-Russo dos Sovietes, surge o primeiro país socialista da história, constituído por 15 repúblicas. A principal dificuldade enfrentada pela URSS em sua fase inicial foi a obstrução dos processos agrícolas e industrial por causa da 1ª Guerra Mundial e da Guerra Civil.
2. DITADURA INTERNA DOS TRABALHADORES – GLEDYSON: A concepção soviética era baseada no proletariado, fazendo-os ser parte do Governo, com sua emancipação. Mas esta teoria não foi adotada na prática, fugindo à idéia socialista de fugir aos males do capitalismo.
3. GOVERNO EM EXERCÍCIO – GABRIELA LAIS: Gorbatchev governou a URSS em um momento difícil, no qual o país passava por vários fatores que agravavam ainda mais a situação. Ele foi um dos líderes marcantes e propôs medidas que deveriam trazer a resolução dos problemas da URSS, mas que acabaram por agilizar seu final.
4. CONCEITOS DE SOCIALISMO E COMUNISMO – GIOVANNI LORENZO: O Comunismo é um regime social que propõe igual distribuição de riqueza e propriedade comum de todos os bens. O Socialismo propõe distribuição equilibrada de riquezas e propriedades, buscando prover a todos um modo de vida mais justo.
5. SITUAÇÃO INTERNA DA URSS – KÁTIA CORTELASSI: A URSS vivia sob um regime de partido único centralizado e autoritário que foi substituído pelo comunismo-socialista.