Colaborando
Precipitação
A precipitação, ou queda de água, seja ela na forma de neve, chuva e ou chuva de granizo, é a responsavel por retornar a maior parte de água doce ao planeta. Ela ocorre devido ao ar úmido das baixas camadas que quando é aquecido, torna-se menos denso sofrendo ascensão. À medida em que se eleva, o ar úmido se expande e se resfria, até atingir a condição de saturação que e quando ocorre a condensação do vapor de água, que origina as nuvens que dependendo das condições do tempo, ocasionam as chuvas. Dessa água precipitada parte e absorvida pelas plantas e pelo solo, neste parte da água infiltra e cai nos lençois freaticos e outra parte vai pros rios,oceanos e mares. Nas plantas ocorre transpiração e a água retorna para a atmosfera.
Escoamento superficial
Após a precipitação ocorre o escoamento superficial, onde a água não infiltrada das chuvas circula na superficie da Terra e é absorvida pelas depressões e quando o nível se eleva, chega o momento onde ocorre a formação de enxurradas, córregos, ribeirões, rios e reservatórios de acumulação.
Infiltração
A infiltração é o processo onde ocorre a formação de um lençol d’agua,pois esta penetra nas camadas superficiais do solo, se move para baixo através dos vazios até atingir uma camada impermeável. Toda a água infiltrada é considerada subterrânea. Uma parte dela atende a falta de água do solo, parte se infiltra até alcançar os lençois freaticos e parte se infiltra através de falhas, abastecendo os lençóis artesianos.Alguns fatores influenciam na