Coito interrompido e contraceptivos injetáveis
Técnico em Farmácia
Coito interrompido e contraceptivo injetável
Campinas
2013
Elaborado por:
Ellen da Silva Cardoso
Gabriela Costa Machado
Gieslen da Silva Cardoso
Jaqueline Gregório
Jhennifer Sato
Viviane Mendes Araújo
Turma A;
Coito interrompido e contraceptivo injetável
Trabalho apresentado ao curso técnico de Farmácia do Colégio Novo Evolução como parte dos requisitos para composição da nota da disciplina de Farmacologia.
Orientador: Professor André Luiz Casarin
Campinas
2013
Introdução:
O presente trabalho tem como objetivo descrever sobre métodos contraceptivos com o tema proposto pelo professor, sendo eles “Coito Interrompido e Contraceptivo Injetável”.
Coito interrompido (em latim Coitus Interruptus) é um método de contracepção no qual, durante a relação sexual, o pênis é removido da vagina logo antes da ejaculação, impedindo a deposição de sêmen no interior da vagina. Este método tem sido utilizado amplamente pelos últimos 2.000 anos e seu uso em 1991 foram estimados em 38 milhões de casais em todo o mundo.
Os contraceptivos injetáveis são um método mais conhecido (Anticoncepcional Injetável), é uma injeção intramuscular de hormônios semelhantes aos produzidos pelo ovário feminino aplicado a cada 30 dias. Sendo assim o anticoncepcional injetável evita a gravidez através do impedimento da ovulação.
Assim como o coito interrompido o objetivo é evitar a gravidez, porém os contraceptivos injetáveis apresentam mais segurança.
Os dois métodos apresentados não previnem contra Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s).
1) Coito interrompido
O coito interrompido é um método contraceptivo que consiste na retirada do pênis de dentro da vagina segundos antes da ejaculação, para que não ocorra a deposição de