Metodos contraceptivos
CAMISINHA MASCULINA
A camisinha masculina é uma capa fina de borracha (latex) que deve ser colocada no pênis para impedir seu contato com qualquer superfície. Ela impede o contato do pênis com a vagina, nas relações sexuais genitais, impedindo assim que os espermatozoides entrem em contato com a vagina e ocorra uma gravidez. Ela também impede a troca de secreções nas relações sexuais, genital (pênis vagina), oral (pênis boca) e anal (pênis ânus), prevenindo também as DST/HIV-Aids.
CAMISINHA FEMININA
A camisinha feminina é bolsa de plástico fino, transparente, macio e resistente, com dois anéis, sendo um preso na borda e o outro móvel (que não deve ser removido) dentro da bolsa. Assim como a camisinha masculina, ela impede o contato da vagina com o pênis nas relações sexuais genitais, impedindo assim que os espermatozoides entrem em contato com a vagina e entrem no útero. Ela também impede a troca de secreções nas relações sexuais, sejam estas genitais (vagina e pênis) ou oraisl (vagina e boca), prevenindo também as DST/HIV-Aids.
PILULA ANTICONCEPCIONAL
O anticoncepcional hormonal combinado oral (AHCO) ou pílula anticoncepcional é um comprimido que tem em sua base a utilização de uma combinação de hormônios, geralmente estrogênio e progesterona sintéticos, que inibe a ovulação. O anticoncepcional oral também modifica o muco cervical, tornando-o hostil ao espermatozoide.
ANTICONCEPCIONAL INJETAVEL
O método contraceptivo injetável, também conhecido como anticoncepcional injetável, é uma injeção de hormônios que inibe a ovulação e aumenta espessura do muco cervical da mulher, dificultando que os espermatozoides cheguem ao óvulo, impedindo uma gravidez.
Existem dois tipos de anticoncepcional injetável, que são:
Método contraceptivo injetável mensal: deve ser feita uma injeção a cada mês no consultório do ginecologista;
Método contraceptivo injetável mensal: tem a duração de 3 meses, sendo que a dose deve ser reforçada no final desse