Coisas a evitar
•
•
•
Quando se encontra uma pessoa que tem um problema, a reação habitual consiste em tentar fazê-la ver a situação de outra perspectiva, em levá-la a ver essa situação como a vemos, ou como gostaríamos que ela visse.
Pedimos, argumentamos, repreendemos, encorajamos, xingamos, tenta-se tudo que pode promover uma mudança na direção desejada. Isso é, na que se quer ensinar ao outro. Entretanto, ao agir desse modo, se está reagindo à própria necessidade de ver as coisas de uma certa maneira, sem levar em consideração a maneira de ver outro.
Uma das maiores dificuldades da escuta ativa reside no fato que não da uma resposta às questões que exigem que se tome uma decisão, às questões que exigem um julgamento ou que se faça uma avaliação. Como efeito, o locutor solicita repetidamente a opinião de que o escuta. O que é preciso saber é que, na maior parte das vezes, solicitando dessa maneira a opinião de seu interlocutor, o locutor pretende mais fazer com que certos sentimentos ou certas necessidades veladas seja exteriorizados que obter uma resposta à questão colocada.
Coisas a Evitar
Como não pode exprimir estes sentimentos abertamente, o locutor os disfarça dando-lhes uma forma aceitável a seus olhos e aos olhos do outro, isto é a forma da interrogação .
Pergunta do Funcionário
Quem realmente é responsável por garantir que esse trabalho será feito?
Resposta do Ouvinte
Você acha que não tem autoridade suficiente para tratar disso?
Você não acha que a promoção deveria ser função do talento em vez de o ser do tempo de casa?
O que faz você dizer isso?
O que o patrão quer que se consiga com essas velhas máquinas
Você está cansado de trabalhar com material que já não se usa, não é?
Meu rendimento melhorou depois da Parece que você tem a impressão de sua última avaliação, não é? que está fazendo melhor seu trabalho há alguns meses.
Coisas a Evitar
•
•
•
As respostas propostas aqui à guisa (a falta de) de exemplo permitem identificar os