COgera o
Máquinas de Combustão Interna
Cogeração
27/11
Cogeração
Salvador 2014
Cogeração
Esta pesquisa é referente a Cogeração , sua definição ,e estudo de caso. Este material deve ser entregue ao profº José Fábio, da disciplina Máquinas de Combustão Interna da turma NR01, para que seja avaliado.
Salvador
2014
Sumário
1 - Introdução ...................................................................................................5
2 – Revisão Bibliográfica 6
3 – Estudo de Caso 8
4 - Conclusão 10
5 – Referências ................................................................................................10
1 – Introdução
Devido a crise energética mundial e a procura de processos que poluam menos a cogeração aparece forte , pois ela aumenta em muito a eficiência das maquinas , gerando assim menos poluição e desperdício energético.
Cogeração é o processo de transformação de uma forma de energia em mais de uma forma de energia útil para serem utilizas em diversos processos, sendo que as formas de energia útil , mais frequentes são a energia mecânica (movimentar máquinas, equipamentos e turbinas de geração de energia elétrica) e a térmica (geração de vapor, frio ou calor). A cogeração apresenta alta eficiência energética, pois diminui em muito o desperdício de energia, pois essa energia é utilizada em outros processos, normalmente em plantas industriais, como secagem, evaporação, aquecimento, cozimento, destilação, dentre outros. Os sistemas de cogeração geralmente são compostos por um equipamento que através de um combustível produz a energia mecânica que será transformada por um gerador em energia elétrica e outros equipamentos que produzirão a energia térmica, que pode ser calor ou frio.
Os sistemas de cogeração mais utilizados são: as turbinas a gás ou vapor (neste