COGERA O DE ENERGIA
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
DISCIPLINA DE ELEMENTOS DE GESTÃO AMBIENTAL
COGERAÇÃO DE ENERGIA
Pablo Burguêz da Silva
Eliézer Pinho Beulke
Daniel Gonçalves Ritter
Carlos Henrique Weege
Professora: Beatriz Fabião
PELOTAS, 19 DE DEZEMBRO DE 2014
Introdução
O presente trabalho tem por objetivo realizar uma pesquisa referente a “Cogeração de Energia Elétrica, buscando conhecer conceitos básico referentes ao assunto, além de aplicações, possibilidade, benefícios, vantagens, como funcionam e principais indicadores de gestão do sistema.
Conceito
Cogeração consiste na produção simultânea e de forma sequenciada, de duas ou mais formas de energia a partir de um único combustível. O processo mais comum é a produção de eletricidade e energia térmica (calor ou frio) a partir do uso de gás natural e/ou de biomassa, entre outros. Os primeiros sistemas de cogeração instalados ao redor do mundo datam da primeira década do século XX, nessa época, era muito rara a produção centralizada de energia elétrica. Ainda não existiam as grandes centrais geradoras pela inexistência de uma tecnologia eficiente.
Principais fontes de energia renovável para utilização em sistemas de cogeração.
-Biocombustíveis sólidos A utilização de resíduos florestais ou de sub-produtos provenientes de indústrias transformadoras de resíduos, nomeadamente indústrias transformadoras de madeira, cortiça, processamento de frutos secos e azeite, é bastante comum em sistemas de cogeração por turbina de vapor, sendo utilizados para produção do vapor a alimentar à turbina.
.
-Biocombustíveis gasosos com origem industrial Certos processos industriais produzem resíduos e efluentes com importantes cargas orgânicas e cujo tratamento anaeróbio origina uma fracção gasosa de elevado potencial energético: o biogás. Este combustível contém um elevado teor de metano (50-70%) e uma grande