Coesão
Coerência: Coesão entre as partes. Coesão e coerência se da através da organização sintático-semântica.
Retomada ou antecipação (referencial): Classes gramaticais (artigos, pronomes) que funcionam como elementos de retomada (anafóricos) ou de antecipação (catafóricos).
Retomada por palavra lexical (substantivos, verbos, adjetivos): Substituição:
Sinônimos
Hipônimo/hiperônimo: contem/esta contido= cachorro e hipônimo de mamíferos.
Antonomásia: substituir nome próprio por um comum: A rainha dos baixinhos.
Elipse: apagamento de palavras para evitar repetições.
Coesão por encadeamento de segmentos textuais (sequencial):
Por conexão:
Gradação: argumentos orientada no sentido de uma determinada conclusão. Ex: Ele tem todas as qualidades para vencer o concurso: é alto, magro e até inteligente.
Conjunção: ligam argumentos em favor de uma conclusão. O cliente não recebeu o produto solicitado e, ficou, ainda, insatisfeito com o que recebera. O cliente não recebeu o produto solicitado e, ficou, ainda, insatisfeito com o que recebera.
Disjunção: argumentos que levam a conclusões opostas. Todos os convocados pelas autoridades competentes devem apresentar-se ou serão intimidados a fazê-lo.
Conclusão: marcam uma relação de conclusão. quem fosse considerado o melhor corredor, receberia o melhor prêmio.
Comparação: comparação entre dois elementos, com vistas a uma conclusão. Não sei se o trabalho ficará bom, mas esse pedreiro é tão eficiente quanto o outro
Explicação ou justificativa: introduzem uma explicação ou justificativa. É melhor não mexer no material, já que não tem a intenção de comprá-lo
Contrajunção: relação de contrajunção. O governo abriu financiamento de casas à classe média, porém há uma grande parte da população sem casa própria.
Argumento decisivo: argumento decisivo, como um acréscimo à informação. Ela tirou tudo do armário, espalhou no quarto e não