coesão
Coerência
Enquanto a coesão diz respeito às articulações gramaticais existentes entre palavras, frases e orações no plano linguístico, a coerência trata da relação lógica entre ideias, situações ou acontecimentos, subjacentes aos mecanismos formais, e construída a partir do conhecimento compartilhado entre os usuários da língua. O conceito de coerência está ligado ao conteúdo, ou seja, está no sentido constituído pelo leitor.
Coesão
A coesão nada mais é que a ligação harmoniosa entre os parágrafos, fazendo com que fiquem ajustados entre si, mantendo uma relação de significância.
Para melhor entender como isso se processa, imagine um texto sobrecarregado de palavras que se repetem do início ao fim.
Então, para evitar que isso aconteça, existem termos que substituem a ideia apresentada, evitando, assim, a repetição.
Falamos das conjunções, dos pronomes, dos advérbios e outros.
Como exemplo, verifique:
A magia das palavras é enorme, pois elas expressam a força do pensamento. As mesmas têm o poder de transformar e de conscientizar.
Podemos perceber que as expressões: elas e as mesmas referem-se ao termo - “palavras”.
Coerência
Quando falamos sobre coerência, nos referimos à lógica interna de um texto, isto é, o assunto abordado tem que se manter intacto, sem que haja distorções, facilitando, assim, o entendimento da mensagem.
Estes são apenas alguns dos requisitos para a elaboração de um texto, e estas técnicas vão sendo apreendidas à medida que nos tornamos escritores assíduos. Exercício
“... É só isso, não tem mais jeito, acabou, boa sorte não tem o que dizer, são só palavras, saiba que o que eu sinto não mudará...”
Exemplos de incoerência
“ – Eu gosto tanto de frango, mas tenho medo de gripe aviária.
- Ah, mas só dá na Ásia. – responderam.
- Justo na parte que mais gosto!?”
“Aberto todos os dias. Descanso semanal na terça- feira.”
“Talho, aberto todos os dias e domingo.”
Pérolas do vestibular