COESÃO
1. CATEGORIA-PROJETO
2. DISCIPLINA: Português Instrumental
3. TEMA: Coesão
4. JUSTIFICATIVA
Quando escrevemos um texto, uma das maiores preocupações é como unir a frase seguinte a anterior. Isso só é possível, se dominarmos os princípios básicos da coesão. A cada frase enunciada devemos ver se ela mantém um vínculo com a anterior, para não perdemos a lógica da mensagem a ser passada para o leitor. De outra forma, teremos uma sequência de frases sem sentido, sucedendo-se uma às outras sem lógica, sem coerência. Daí a importância de se estudar coesão, para manter a harmonia entre as partes de um texto.
5. OBJETIVOS
5.1 Objetivos Gerais
Estabelecer elos, para criar relação entre os seguimentos do discurso.
5.2 Objetivos Específicos
Evitar repetições de termos ou palavras;
Manter uma harmonia entre os componentes do texto;
Tornar o texto objetivo e de fácil compreensão.
6. METODOLOGIA
Este trabalho acadêmico foi desenvolvido através de pesquisas bibliográficas e infográficas, de livros impressos, e de sites da internet. O método utilizado para o desenvolvimento da pesquisa foi o analítico- reconstrutivo. Buscamos após o levantamento do material, discutimos a importância que a coesão tem para a elaboração de um texto.
7. CORPUS
DEFINIÇÃO:
Conjunto de mecanismos linguísticos com a finalidade de estabelecer ligações e evitar repetições. É a capacidade de tornar um texto claro, sem rodeios, simples, e objetivo. O termo coesão significa União.
Tipos de Coesão:
Coesão Frásica: Este tipo de coesão estabelece uma ligação significativa entre os componentes da frase. Designa os mecanismos linguísticos que conferem unidade aos vários elementos que a constituem.
Esses mecanismos são os seguintes: