Coesão e coerência nas redação do enem
Ao dominar os conceitos de coesão e coerência o candidato garante uma boa nota na Redação do Enem. E pode conquistar os membros da banca logo nas primeiras linhas do texto.
Cai no Enem, Linguagens, códigos e suas tecnologias, Redação Enem
Transmitir a informação de forma clara, embasar os argumentos e não cometer erros gramaticais. O casamento de todos esses elementos resulta em um texto de qualidade. Seja num artigo, seja numa dissertação ou na Redação no Enem o redator precisa de uma bagagem mínima de conhecimento sobre o assunto abordado para defender seu principal ponto de vista. Um vocabulário rico também é indispensável.
A redação do Enem (e de todos os vestibulares) também segue essas regras. A maioria dos vestibulandos conhece os princípios para produzir um bom texto, mas têm dificuldade em colocá-los em prática. Para ajudá-lo a superar essas dificuldades, apresentamos dois conceitos fundamentais para acabar com o fantasma da redação: a coesão e a coerência textual.
Coesão textual
Em qualquer modalidade de texto, captar a atenção do leitor é fundamental. E o que dizer de um texto que será avaliado por, pelo menos, três especialistas no assunto? Uma escrita confusa em que parágrafos e frases não se conectam certamente será mal avaliada pela banca.
Um texto coeso é aquele que apresenta uma sequência lógica de eventos. Frases, orações e parágrafos são relacionados harmonicamente. Um texto coeso garante que os argumentos utilizados pelo redator sejam entendidos.
Para alcançar tal nível de compreensão, cada termo deve fazer referência a outro item. Imagine seu texto como se fosse um espiral no qual todos os elementos estão entrelaçados e dão continuidade um ao outro.
Como bem definiu o linguista inglês Michael Halliday, “a coesão não nos revela a significação do texto, revela-nos a construção do texto enquanto edifício semântico”.
Elementos de coesão
Os elementos de coesão são as