Como Produzir Uma Boa Reda O No ENEM
A redação é a porta de entrada para os principais exames de admissão a universidades brasileiras, como o ENEM, o Exame Nacional do Ensino Médio, e isso não acontece por acaso. A produção textual revela aos examinadores a capacidade de articulação de ideias, a inventividade, o nível de esclarecimento e atualização, o domínio da língua culta, as leituras, o poder de argumentação e, em suma, a real condição do candidato para enfrentar a maior complexidade do Ensino Superior, o qual irá prepará-lo para o mercado de trabalho e, mais importante, para vida adulta.
Compor uma redação é ação que depende, de acordo com estudiosos do assunto, essencialmente de alguns pontos primordiais, entre os quais podem ser destacados:
Conhecimento do tema proposto;
Domínio da norma culta da língua portuguesa;
Clareza e coesão quanto as ideias apresentadas;
Objetividade na elaboração do texto;
Criatividade.
Num exame cada vez mais disputado, que no ano de 2014 tem 8,7 milhões de inscritos, o diferencial da nota final pode estar na produção de uma redação qualificada, consistente, bem articulada, com ideias diferenciadas em que o candidato revele bom conhecimento da realidade.
Para escrever bem o aluno precisa, certamente, do apoio de seus professores e do conhecimento dos conteúdos apresentados em sala de aula. Há diferentes gêneros textuais que devem ser aprendidos desde o Ensino Fundamental. A prática da escrita é igualmente importante, daí a necessidade de escrita semanal no Ensino Médio e nos cursos Pré-Vestibulares. Na realidade, o trabalho deve ser iniciado muito antes, com a prática regular de produção textual a partir do momento em que o aluno é alfabetizado, com exercícios e tarefas mais frequentes na medida em que ele vai ficando mais maduro para esta produção, ao longo do ensino básico.
Escrever bem não depende apenas, no entanto, do conhecimento das técnicas de produção textual e dos diferentes gêneros. É