Coesão e coerencia
Justificativa: Um texto coerente é bem mais fácil de ser escrito se apresentar, em sua estrutura, conectivos que liguem suas frases umas com as outras, porém a coerência textual pode ser obtida sem o auxílio da coesão neste caso o texto fará uso de pontos, imagens e até mesmo do conhecimento cultural do publico alvo.
“Coerência e coesão são fenômenos distintos porque podem ocorrer numa sequência coesiva de fatos isolados que, combinados entre si, não têm condições para formar um texto. A coesão não é uma condição necessária e suficiente para constituir um texto.” (http://www.edtl.com.pt/index.php?option=com_mtree&task=viewlink&link_id=639&Itemid=2).
Exemplo: Coerência sem coesão.
“Menino, venha pra dentro, olhe o sereno! Vá lavar essa mão. Já escovou os dentes? Tome a bênção a seu pai. Já pra cama!Onde é que aprendeu isso, menino? Coisa mais feia. Tome modos. Hoje você fica sem sobremesa. Onde é que você estava? Agora chega, menino, tenha santa paciência. De quem você gosta mais, do papai ou da mamãe? Isso, assim que eu gosto: menino educado, obediente. Está vendo? É só a gente falar. Desça daí, menino! Me prega cada susto… Pare com isso! Jogue isso fora. Uma boa surra dava jeito nisso. Que é que você andou arranjando? Quem lhe ensinou esses modos? Passe pra dentro. Isso não é gente para ficar andando com você.[...]” (http://blog-literaturando.blogspot.com.br/2011/04/menino.html)
Justificando o texto: Nota-se nesse texto que as frases não têm ligação, não se remetem ou se agrupam às frases anteriores. O entendimento do texto vem com o decorrer da escrita onde observamos a fala de uma mãe ou de um pai ao seu filho, ficando assim clara a mensagem que se trata do dia-a-dia destes para com seu filho. O poema passa a mensagem, mas em sua