Coesão e coerencia
BACHARELADO EM ENFERMAGEM
PRODUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
HERNANDE FERREIRA PEREIRA
COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL
TERESINA
2012
HERNANDE FERREIRA PEREIRA
COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL
Texto dissertativo sobre Coesão e Coerência Textual, como requisito para a avaliação na disciplina Produção e Interpretação de Texto, sob a orientação da Professora Francisca Neuza.
TERESINA
2012
COESÃO TEXTUAL
É a conexão estabelecida entre as partes de um texto (palavras, períodos e parágrafos) por meio de conectivos – conjunções, pronomes, preposições e advérbios.
Mecanismos de Coesão
Coesão sequencial O primeiro caso é o da coesão sequencial, na qual as relações entre as orações e/ou enunciados são estabelecidas por meio de conectores lógicos (conjunções, preposições, advérbios e outras palavras de ligação). São relações semânticas de causa, condição, oposição, tempo, conformidade, finalidade encadeadoras do discurso etc.
Coesão por substituição Uso de conectivos para sintetizar e retomar substantivos verbos, expressões e partes já referidas. Ex. o temporal destruiu o telhado da faculdade. Em vista disso, as aulas foram suspensas.
Coesão referencial Realiza-se pela referência a elementos do próprio texto. Usa - se pronomes pessoais possessivos ou advérbios que indicam localização. Ex. o temporal destruiu o telhado da faculdade. Ele teve de ser todo refeito.
Coesão lexical Retomam-se idéias e parte delas usando sinônimos, nomes genéricos ou palavras do mesmo campo semântico. Ex. O aluno entrou na sala, entretanto estava atrasado.
Coesão por elipse Ocorre quando evitamos a repetição desnecessária. Ex. Eles acordaram e viajaram.
Coesão por conjunção Estabelece relações significativas especificas entre os elementos. Ex.