coesao
O que é a coesão?
Gostaria de iniciar este ponto trazendo uma cronica de Fernando Sabino,que muito pode inlustrar a compreensão, mesma intuitiva do que seja a coesão de um texto. Antes ,uma palavrinha acerca do que tem sido uma costatacão nas minhas conversas como o professores.
Percebo que os professores falam em coesão, em texto coeso,mas não têm uma idéia muito clara do que falam de coesao e de como ela é conseguida. Falam de coesao como uma coisa meio abstrata e vaga, uma espécie de zona indefinida que tudo abarca, que comporta tudo o que não se sabe bem o que é. Tudo o que agente não consegue explicar bem o que é. Tudo o que a gente não consegue explicar bem é, genericamente, apontando como uma questao de coesão ou de coerência.
Meu intuito com com o presente trabalho é contribuir para que se possa mais facilmente preencher essa lacuna e, assim, posibilitar uma clareza maior, por parte de professores, alunos ou quaisquer outros leitores, acerca do que é a coesão e por meio de que recursos ele acontece. Vamos à cronica anunciada e procurar entender por que a situaçao descrita pelo autor causou tanta estranheza . vejamos .
EM CODIGO
Fui chamado ao telefone. Era o chefe de escritório de meu irmão:
– Recebi, de Belo Horizonte, um recado dele para o senhor. É uma mensagem meio esquisita, com vários itens, convém tomar nota. O senhor tem um lápis aí?
– Tenho. Pode começar
– Então lá vai. Primeiro: minha mãe precisa de uma nora.
– Precisa de quê?
– De uma nora.
– Que história é essa?
– Eu estou dizendo ao senhor que é um recado meio esquisito. Posso continuar?
- Continue.
– Segundo: pobre vive de teimoso. Terceiro: não chora, morena, que eu volto.
– Isso é alguma brincadeira.
– Não é não. Estou repetindo o que ele escreveu. Tem mais. Quarto: sou amarelo, mas não opilado. Tomou nota?
– Mas não opilado – repeti, tomando nota.
– Que diabo ele pretende com isso?
– Não sei não senhor. Mandou transmitir o recado, estou