verminoses
São vermes que vivem principalmente em ambientes aquáticos, como oceanos, rios e lagos; são encontrados também em ambientes terrestres úmidos. Alguns têm vida livre, outros parasitam animais diversos, especialmente vertebrados. Entre os muitos exemplos de platelmintos, encontramos os casos das doenças: teníase, esquistossomose (barriga d água) e planárias. ESQUISTOSSOMOSE Entra no corpo através da pele, quando a pessoa entra em contato com a água contaminada. Assim, provoca febre, coceira na pele e diarréia. Depois de um tempo, ele passa a viver nos vasos sanguíneos do fígado, podendo fazer com que a pessoa fique com a barriga enorme e sinta muito desconforto. TENÍASE
É causada pelos parasitas que se encontram em bois ou em porcos. Ao se alimentar da carne mal cozida desses animais contaminados, o ser humano pode ser infectado. Nesse caso, a tênia se prende no intestino, e pode chegar a atingir 9 metros de comprimento.
DOENÇAS CAUSADAS POR NEMATÓDEOS ASCARIDÍASE
A contaminação por ascaridiase, mais conhecida como lombriga, acontece quando a água, alimentos ou a mão da pessoa forem contaminados pelos ovos desse animal, e a pessoa os leva á boca. Esses parasitas se alojam nos pulmões, traquéia e intestino.
ANCYLOSTOMA
Mais conhecido como: Bicho-geografico ou larva Migrans Cutânea. Se encontra em intestinos de cachorros e gatos, sendo liberados junto com as fezes. Se uma pessoa pisa descalça nas fezes do animal, os vermes entram na pele e, como não conseguem sair dali, ficam andando de um lado para o outro, formando rastros.
Tendo conhecimento destas doenças, é sempre importante:
- lavar os vegetais antes de serem comidos;
- beber somente água filtrada, fervida