COESAO
Coesão e coerência/ revisar conectivos
Nilza Carolina Suzin Cercato
Coesão e coerência/revisar conectivos
O mais importante na comunicação é escutar aquilo que não foi dito.
Peter Drucker
Vimos, na aula passada, que coesão é a ligação, a relação de nexos que se estabelecem entre os elementos que constituem uma superfície textual.
Nesta aula, daremos um passo mais adiante, vamos ver como empregar elementos de coesão e coerência, reconhecê-los e, principalmente, utilizar os conectivos necessários para que um texto tenha coesão.
Num texto, há coesão quando existe uma conexão entre os períodos, produzindo o sentido do texto. Para alcançar esse patamar de união entre os vários enunciados, existem classes de palavras chamadas de elementos de coesão ou conectivos. São elas: preposições, conjunções, pronomes e advérbios.
Entre elas, destacamos as conjunções, que têm a função de pôr em evidência as relações entre os enunciados. Os pronomes, por sua vez, podem substituir ou determinar um nome, e os advérbios podem modificar o sentido de um verbo. Esses elementos não são formas vazias que podem ser substituídas entre si, sem nenhuma consequência, ao contrário, são formas linguísticas que carregam um significado, trazem a coerência e, para usá-las, fazem-se necessários critérios especiais em seu emprego, tais como: manter uma estrutura do texto – é o momento de vermos se o texto está organizado, “arrumado”, com começo, meio e fim; visualizar o conjunto – uma leitura atenta, verificando se o “todo” do texto faz sentido; observar como se realiza a “liga”, a conexão entre os enunciados – vamos verificar se um período está ligado ao outro e se acontece o mesmo com os parágrafos. 33
Vamos trabalhar duas modalidades de coesão:
Modalidade 1 – Coesão referencial
Esse tipo de coesão acontece entre elementos do texto que remetem (ou permitem recuperar) uma mesma referência, ou um mesmo assunto. Pode ser dividido em: