Coesao e coerencia
❖ Coerência deve ser entendida como unidade do texto. No texto coerente, não há nenhuma parte que não se solidarize com as demais. Coerência é um princípio textual que lida com as idéias.
❖ Coesão textual é a ligação entre os elementos de um texto, ou seja, qualquer vínculo estabelecido entre as palavras, entre as orações, entre os períodos ou entre os parágrafos. Portanto, pode-se dizer que um texto é coeso quando seus elementos são empregados com correção.
1. Coesão como recurso de associação de termos Ex.: Ana abraçou a criança e encostou-a em seu peito. (Criança = a)
2. Coesão como recurso de articulação de sentenças Ex.: [Estudei pouco,] [mas passei.] mas = conjunção coord. adversativa (oposição de idéias)
[pic]
O MENINO DA FEBEM História contada por Roberto Carlos Ramos sobre sua vida ( J.B. 23/04/98)
“O menino acabara de chegar na Febem dentro de um camburão. Depois do susto, uma senhora se aproximou dele. Pela primeira vez na vida um adulto colocava a mão no joelho daquela criança e pedia licença para falar com ela. Na Febem, isso não acontecia. Logo, o menino pensou: ih, esta mulher quer me bater. Mas ela disse, com sotaque carregado: eu gostarria de falarr com você. Ele ficou penalizado e disse que morria de pena, pois ela falava tudo errado, certamente tinha a língua presa. Ela riu e disse que onde morava todos falavam assim. Imediatamente o menino retrucou: ah, sei, como os leprosos! E ela disse que não, que morava do outro lado do planeta, que a terra era redonda, que enquanto aqui era de dia, lá na França era noite. O menino pensou que ela era doida mesmo e fugiu. Três dias depois se reencontraram em uma rua de Belo Horizonte. Ela gritava: Robertô, Robertô!. E ele, pensou: meu Deus, lá vem a doida francesa. Mas viu que ela tinha um relógio de ouro e decidiu