Coerência e Coesão
Atividade individual
Em contraposição à abordagem da gramática tradicional (classificação morfológica, análise sintática), qual é a vantagem que o conhecimento de coesão e coerência textuais oferecem para que efetivamente possamos dominar, tanto do ponto de vista da interpretação quanto da produção, os mais variados tipos de texto?
_______________________________________________________________________
CITAÇÃO
“(...)Quando falamos de coesão textual, falamos a respeito dos mecanismos linguísticos que permitem uma sequência lógico-semântica entre as partes de um texto, sejam elas palavras, frases, parágrafos, etc.(...)Quando falamos em coerência textual, falamos acerca da significação do texto, e não mais dos elementos estruturais que o compõem. Um texto pode estar perfeitamente coeso, porém incoerente.”
Ana Paula Araújo / Infoescola. (www.infoescola.com/redacao/coesao-e-coerencia-textual/)
RESPOSTA
Coesão e coerência, mesmo existindo a possibilidade de serem desvinculadas, devem trabalhar juntas para que um texto consiga passar para o leitor exatamente o que o seu autor pretendia expor, evitando ambiguidades ou incompreensão total ou parcial da ideia escrita. Por isso, o conhecimento dessas duas regras, principalmente pelo autor de um texto, faz com que a mensagem seja passada sem distorções, facilitando o seu entendimento.
EXEMPLO
Uma pessoa que escreve um texto dissertativo, por exemplo, tem como objetivo registrar uma opinião pessoal e fundamentá-la com diversos argumentos para que seu leitor entenda, claramente, o ponto de vista defendido e possa concordar ou não, sem dúvidas de qual é a opinião do autor do texto.
SUGESTÃO DE MATERIAL
FÁVERO, Leonor Lopes – Coesão e coerência textuais – 11ª. Edição – 2006.
e, para que o leitor entenda claramente seu ponto de vista
o autor precisa que o leitor entenda claramente seu ponto de vista a fim de tomar uma posição, se contrária ou a favor do defendi
é