Coerência Textual
O que é coerência?
É o elemento que confere a um texto unidade e clareza, qualidades necessárias para a comunicação, estando diretamente ligada á possibilidade de se estabelecer um sentido para o texto.
Em outras palavras, é o que faz com que o texto faça sentido para os usuários, devendo, portanto, ser entendida como um principio de interpretabilidade, ligada á inteligibilidade do texto numa situação de comunicação e a capacidade que o receptor tem para captar o sentido desse texto.
Dessa forma, a coerência não é algo inerente ao próprio texto, mas é construída na relação desse com os interlocutores, ou seja, para que um texto seja coerente, é preciso que faça sentido para alguém
Quais fatores contribuem para a coerência?
-Conhecimento de mundo (enciclopédico) - adquirindo no contato com o mundo que nos cerca.
-Conhecimento linguístico - utilização adequada da gramática ou sistema da lingua, em que o texto é produzido.
-Conhecimento compartilhado - parcela de conhecimentos comuns ao produtor e ao receptor do texto.
Como alcançar a coerência?
-Repetição - na produção de um texto, é natural que haja algumas retomadas, repetições, mas isso requer certo cuidados. Quando as repetições são muito frequentes e não tem uma função específica dentro do texto, elas podem tornar o texto cansativo.
- Progressão - para que um texto não se torne anfadonho, é necessário que sejam trazidas novas ideias e informações, as quais garantirão a continuidade do assunto.
O texto a baixo é um bom exemplo dessa progressão.
Não-contradição - um texto, para ser coerente, não pode utilizar expressões que contradigam o que ja foi dito anteriormente. Não se pode, por exemplo, ser contra a violência e , ao mesmo tempo, defender ferrenhamente a pena de morte.
OBSERVAÇÃO: Nem todo texto coeso é coerente e nem todo texto coerente é coeso. Em outras palavras podemos ter um texto cujo sentido seja recuperado facilmente sem que haja