Coerencia e coesao
A língua é um produto social e cultural constituído por signos lingüísticos, é um código; a linguagem é o veículo de expressão. As línguas, a dança, a música, as imagens, os gráficos, osgestos são diferentes formas de expressão ou linguagens. Uma vez que o texto é um produto social,existe uma relação intrínseca entre ele, a cultura, o momento histórico e a ideologia de que éformado.
Considerando que usamos a linguagem com finalidades comunicativas, entre outras, informar,expressar ideias, opiniões, simplesmente manter o contato com o interlocutor, existe uma relaçãoentre a linguagem, suas funções e o contexto em que se realiza: o objetivo, o veículo, o públicoalvo e a situação social.
Agora sim, linguagem e língua
Se você estiver confuso em relação aos animais, pensando que eles de alguma maneira secomunicam, não como nós, mas se comunicam, ainda assim não podemos dizer que tenham linguagem, essa é exclusiva do ser humano. O que os animais têm são formas de comunicação.
Pesquisas científicas já catalogaram, em chimpanzés, cerca de 100 sinais diferentes paraexpressar medo, fome, alegria etc. Mas são formas pontuais, limitadas, específicas.
Pare para refletir...
Se a linguagem é uma capacidade humana, por que todos nós não falamos a mesma língua? Por queuma criança de família chinesa, que nasce na França, fala francês e também chinês?
Como a criança é chinesa, seus pais também são, logo ensinarão a língua chinesa para ela
Como ela mora na França, a convivencia com o Idioma frances faz com que ela aprenda a lingua francesa tambem.
Aqui chegamos a um ponto essencial: a língua é uma construção social, e corresponde àcultura, história e sociedade de um determinado povo, de uma determinada nação.
Existem diferentes variações ocorridas na língua, entre elas estão:
Variação Histórica - Aquela que sofre transformações ao longo do tempo. Como por exemplo, a palavra “Você”, que antes era vosmecê e que agora, diante da linguagem reduzida no meio