Processadores e memória
Processadores são pequenos chips com certa capacidade de memória que executam tarefas diversas, a velocidade de execução destas tarefas pode variar de acordo com o modelo de processador, a quantidade de tarefas simultâneas também.
Em suma os processadores são essenciais para que um computador funcione, ele executa diversos processos, dentre eles a comunicação entre hardware e software, entre software e software, e entre hardware e hardware.
Em outras palavras processadores são como circuitos digitais, isto é ele realiza cálculos e ‘’toma decisões’, os processadores são também conhecidos como CPU’s (Central Processing Unit - Unidade Central de Processamento).
2.1. FUNÇÃO
Também conhecido como microprocessador ou CPU (Central Processing Unit – Unidade Central de Processamento) é um hardware, um dos principais do computador. O processador é considerado o cérebro do computador, responsável por interpretar e processar as informações que são enviadas e recebidas pelos softwares (programas de computador). O processador executa/interpreta os comandos/instruções, contidos no software. Ele interpreta desde instruções simples como a soma de dois algarismos ou concatenação de dois Strings (“Palavras”), bem como instruções mais complexas necessárias para o funcionamento correto de uma placa de vídeo.
Antigamente o processador era utilizado para controlar a transferência de informações entre o HD e a RAM, porém, tendo o HD uma taxa de transferência muito inferior a RAM isso tornava todo o processo e desempenho do computador inferior ao desejado, pois o CPU se "ocupava" até que toda a transferência dos dados do HD fosse feita para a RAM. Atualmente essa transferência é feita de forma mais direta, através do chipset ponte norte através deste as informações são passadas para o CPU.
Hoje existem processadores capazes de fazer o acesso a memoria por si próprio dispensando a utilização da ponte norte, isso graças a uma tecnologia que embutiu um