Memórias e Processadores
Armazenamento Primário
São memórias que o computador pode buscar informações fundamentais para o processador num determinado momento. Sendo que, com a ausência dessas memórias, o computador não funcionaria. Nesta categoria inserem-se as memórias RAM, memórias ROM, registradores e memórias cachê.
- Memória RAM (Memória de Acesso Aleatório)
É uma memória volátil (ou seja, não gravam de modo permanente os dados contidos), que permite a leitura e a escrita. É fundamental para o funcionamento do computador, pois disponibiliza espaço para as informações cruciais, podendo ser realizado a leitura e a escrita de forma quase imediata.
O sistema operacional, por exemplo, usa a memória RAM para armazenar informações, permitindo para o processador uma busca rápida destas informações.
- Memória DRAM É um tipo de memória RAM, que permite o acesso direto, armazenando cada bit de dados num condensador. Os elétrons armazenados no condensador determinam se o bit é considerado 0 ou 1. Ou seja, essa memória converte as informações para números binários. E por haver fuga dos elétrons, as informações vão se perdendo, a não ser que ela receba uma pequena carga elétrica periodicamente. É conhecida por ter grande capacidade de armazenamento, baixo consumo de energia e baixo custo.
- Memória SRAM É um tipo de memória RAM, que mantém os dados gravados, desde que seja mantida sua alimentação, ao contrário da DRAM, que necessita de carga elétrica periodicamente. As memórias SRAM são mais caras, ocupam mais espaço e consomem mais energia, porém, quando comparadas com as DRAM são bem mais rápidas.
- Registrador Os registradores estão no topo da hierarquia de memórias. É o meio mais rápido e caro de se armazenar um dado, por se localizar no processador. Logo, permitem acessos bem mais rápidos, e seus dados são usados para aumentar a velocidade na execução de programas, por exemplo, um sistema operacional. Sua capacidade de armazenar dados é